Sinais que podem indicar a catarata
- Marcel Tenório
- 18 de mar.
- 1 min de leitura

A catarata é uma condição ocular progressiva que pode comprometer significativamente a qualidade da visão. Identificar seus sinais precocemente é fundamental para um diagnóstico correto e tratamento adequado. Entre os principais sinais que podem indicar a presença da catarata, estão:
Visão embaçada ou turva – Um dos primeiros sintomas é a perda da nitidez, como se houvesse uma névoa diante dos olhos.
Dificuldade para enxergar à noite – A visão pode ficar mais comprometida em ambientes com pouca luz, dificultando atividades como dirigir à noite.
Sensibilidade à luz – O paciente pode sentir um incômodo maior ao olhar para luzes fortes, como faróis de carros ou luz solar intensa.
Halos ao redor das luzes – Pequenos círculos luminosos podem aparecer ao redor de lâmpadas e outras fontes de luz, prejudicando a visão.
Cores desbotadas ou amareladas – As cores podem parecer menos vibrantes e até mais amareladas devido à opacidade do cristalino.
Troca frequente de grau dos óculos – Mudanças frequentes na prescrição dos óculos podem ser um indicativo de que a visão está piorando devido à catarata.
Visão dupla em um dos olhos – Algumas pessoas relatam enxergar imagens duplicadas, especialmente em um olho apenas.
Se você percebe algum desses sinais, um exame oftalmológico pode esclarecer se há catarata e qual o momento ideal para tratá-la. O diagnóstico precoce faz toda a diferença para manter uma boa qualidade de visão.
-
Dr. Marcel Tenório Vieira - Oftalmologista
(82) 98824-0106 / (82) 99650-2244
Atendimentos em Maceió e Palmeira dos índios
Comments